Imagem-maestro-ricardo-rocha-curso-regen
primeiro-curso-internacional-de-regencia

RICARDO ROCHA
Maestro e Diretor Musical

"The Magical Sound-Sorcerer / “Ricardo Rocha, the world ambassador for the classical music of Brazil”
Título da matéria de página inteira, com fotos frente à Orquestra Sinfônica de Bamberg, da  revista trimestral européia “Drive”, em inglês, francês e alemão - (jan/2001).

Fundou e é o Diretor Musical da Sociedade Musical Bachiana Brasileira, Orquestra e Coro desde 1986.

Formação
 

Possui os títulos de Kappellmeister, pós-graduação em Regência pela Escola Superior de Música da Universidade de Karlsruhe, Alemanha, onde estudou com Andreas Weiss (Concertos Sinfônicos) e Erich Wächter (Ópera).

Mestre em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estudou com Roberto Duarte.

Em todo esse período participou também de inúmeros cursos de extensão no Brasil e no exterior.

Ricardo-Rocha-livro-bach-I-curso-interna

Atuação

  • Foi diretor da área sinfônica, maestro e professor de Regência em vários Festivais Internacionais no Brasil, como os de Campos dos Goytacazes (Inverno, FEMÚSICA, 2001 a 2005) e de Brasília (Verão, CIVEBRA, 2006, 2011, 2012 e 2014). 

  • Na Alemanha, onde criou e dirigiu por 11 anos (1989 a 2000) o ciclo “Brasilianische Musik im Konzert” para a difusão da música sinfônica brasileira, atuou também frente à Sinfônica de Bamberg, Filarmônica da Turíngia, Filarmônica de Südwestfalen e Sinfônica de Baden-Baden. Na Argentina foi regente residente para a realização de diferentes programas frente à Orquesta Sinfónica Nacional de Cuyo, em Mendoza. 

  • No Brasil foi regente titular da Orquestra Sinfônica da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso (1992-94) e da Orquestra Sinfônica e Coro da Escola de Música da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais (1994-96), onde também foi Professor de Regência.  Como convidado, regeu grandes orquestras brasileiras como a OSB, OSTM-SP, OSMG, OPES, OSN-UFF, OSBJ e a OJB - Orquestra Jovem do Brasil.

Classe privada

  • Possui sua classe privada de Regência de Concertos Sinfônicos e Ópera no Rio  de Janeiro há mais de 20 anos,  tempo em que formou mais de duas dezenas de alunos regulares, entre dois a até dez anos de estudo cada um. Todos seguiram carreira como regente profissional;

Livros, ensaios, cursos e palestras

  • É autor dos livros “Regência, uma arte complexa” (2004) e “As Nove Sinfonias de Beethoven – uma Análise Estrutural” (2013), Professor em Masterclasses e cursos de pós-graduação em História da Música na Faculdade São Bento (2000 a 2017), e no Conservatório Brasileiro de Música CBM, 2010-2017). Rocha é também ensaísta, palestrante e professor de História da Música, Formas Musicais e Análise Estrutural.

www.maestroricardorocha.com


Apresentamos um resumido painel de teasers (pequenos vídeos) com trechos de gravações históricas e feitas ao vivo do Maestro Ricardo Rocha regendo a Orquestra e Coro da Cia. Bachiana Brasileira, como exemplos da regência em diferentes obras, compositores, formas musicais e estilos de época.

Esses ‘teasers’, titulados,  listados e com seu respectivo link, estão reunidos numa lista com 18 obras de 15 compositores, a saber:

Igor Stravinsky, Johannes Brahms, Ludwig van Beethoven, Felix Mendelssohn, Johann Sebastian Bach, Béla Bartók, Claude Debussy, Arnold Schönberg, Astor Piazzolla, Wolfgang Amadeus Mozart, Joseph Haydn, Carl Orff , Heitor Villa-Lobos, Marcos Lucas, César Guerra-Peixe.

 

Clique no botão abaixo para escolher aquele que desejar assistir!