Brahms-4a-curso-internacional-de-regenci
CONJUNTO SINFÔNICO
Sociedade Musical Bachiana Brasileira - SMBB

Inspirada na magnífica série “Bachianas Brasileiras”, na qual Villa-Lobos apresenta sua genial percepção da ligação entre a pulsão da música de J. S. Bach e a da nossa ‘Terra Brasilis, a Sociedade Musical Bachiana Brasileira – SMBB foi fundada em 1986 pelo maestro Ricardo Rocha com uma orquestra de 30 instrumentistas e um coro com 48 cantores.

 

A partir de 1988 suas atividades foram suspensas em função da bolsa de pós-graduação em Regência de Ópera e Concertos Sinfônicos que ele ganhou da fundação Konrad Adenauer, Alemanha.

Bach-Brasil,-orquestra-bachiana-curso-re
coro.jpg

Em 1999 foi criada a Cia. Bachiana Brasileira, corpo artístico da SMBB formado por  Coro, Orquestra e Solistas, que desde então configura a expressão de uma atitude cujas consequências estéticas constituem a sua meta e o seu principal diferencial. 

 

Desenvolvendo projetos com repertório, elenco e tempo de realização definidos para cada produção, cultivou de forma disciplinada e perseverante uma sonoridade própria na execução da música de concerto, nacional e estrangeira. 

Pelo alto padrão de qualidade com que executa do barroco europeu e colonial brasileiro à música contemporânea, acabou por conquistar uma posição ímpar no cenário musical brasileiro, como atestam o recebimento do 1º Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro em 2009 e a seleção, pelo jornal O Globo, de seus concertos entre os 10 melhores de cada ano em 2007, 2008 e 2011.

De lá pra cá, foi enviado à Singapura e Hanói pelo Ministério das Relações Exteriores para representar a Música Brasileira de Concerto, produziu mais de cem gravações, a maioria acessível em seu canal do YouTube (Cia. Bachiana Brasileira Cbb), diversos concertos e entrevistas para a TV e Rádio,  4 DVDs, 7 CDs, tendo sido premiada em meio à pandemia do Covid 19 em 2020 em editais público e privado para a realização de podcast e vídeos.